Como evitar as compulsões alimentares?
Publicado por Dra. Ivana Gonçalves em 10 de janeiro de 2023
Só quem sofre com compulsão alimentar sabe como é terrível a sensação de perda de controle diante do alimento, sabe também a culpa, a frustração e a auto aversão que acontecem após um episódio. A Compulsão Alimentar é uma doença psiquiátrica, que não escolhe cor, raça, religião, orientação sexual ou classe social, ou seja, ela pode acometer qualquer pessoa.
O que é importante deixar bem claro é que a COMPULSÃO NÃO é uma escolha sua, ou uma fraqueza ou uma incapacidade pessoal de se controlar, ela é uma DOENÇA. E doença as pessoas não escolhem ter, elas acabam desenvolvendo por diversos fatores.
A boa notícia é que ela tem cura, ou melhor, tratamento. E o tratamento engloba psiquiatra, psicólogo e nutricionista comportamental. Vale ressaltar que não é qualquer nutricionista que trata compulsão alimentar, é preciso ser especialista nesse perfil de paciente, pois a prática de dietas convencionais é totalmente contraindicada, pelo contrário, agrava o problema.
O trabalho do nutricionista será construir junto com o paciente uma estrutura alimentar (horários das refeições, combinações de alimentos, planejamento da semana etc.) para que o paciente se sinta mais seguro e menos vulnerável ao aparecimento dos episódios.
Também será necessário que o paciente reaprenda a ouvir e a respeitar sua fome e sua saciedade, isso será um ponto chave, pois quando o paciente não tem planejamento alimentar, certamente enfrentará momentos em que a fome vai aparecer, e se ele não se alimentar, estará criando uma enorme possibilidade ter uma compulsão alimentar quando for comer.
Então o trabalho será todo estruturado para ajudar esse paciente a criar estratégias e ferramentas para que a doença se manifeste cada vez menos, e cada vez menos, até que ela possa ser considerada curada ou em remissão total.